automoveis
carro eletrico
ferrari
carro byd
um carro novo
<!-- Google Tag Manager --><script>(function(w,d,s,l,i){w[l]=w[l]||[];w[l].push({'gtm.start':new Date().getTime(),event:'gtm.js'});var f=d.getElementsByTagName(s)[0],j=d.createElement(s),dl=l!='dataLayer'?'&l='+l:'';j.async=true;j.src='https://www.googletagmanager.com/gtm.js?id='+i+dl;f.parentNode.insertBefore(j,f);})(window,document,'script','dataLayer','GTM-PSG38HQW');</script><!-- End Google Tag Manager -->
<!-- Google Tag Manager (noscript) --><noscript><iframe src="https://www.googletagmanager.com/ns.html?id=GTM-PSG38HQW"height="0" width="0" style="display:none;visibility:hidden"></iframe></noscript><!-- End Google Tag Manager (noscript) -->
<!-- Google tag (gtag.js) -->
<script async src="https://www.googletagmanager.com/gtag/js?id=UA-88769049-1"></script>
<script>
window.dataLayer = window.dataLayer || [];
function gtag(){dataLayer.push(arguments);}
gtag('js', new Date());
gtag('config', 'UA-88769049-1');
</script>
Creta ganha novo visual e se torna o SUV mais potente do Brasil
Modelo abandona visual polêmico, ganha nova motorização e conquista pela harmonia visual
A Hyundai apresentou na última segunda-feira, 07/’0, a nova geração do Hyundai Creta. O SUV aposenta de vez o 2.0 aspirado e estreia o motor 1.6 TGDi turbo a gasolina, de 193 cavalos, e passa por uma renovação profunda no visual externo e interno.
Nas versões de entrada do modelo, que mantêm a motorização 1.0 turbo GDI, o preço permanece o mesmo da geração anterior e para a nova versão topo de linha Ultimate, equipada com o inédito motor 1.6 turbo, o preço sugerido é apenas R$ 2,1 mil acima da opção anterior com motor 2.0 aspirado.
Coerência no design
O polêmico design da geração anterior dá lugar a um carro de linhas harmoniosas e cativantes, boa parte delas inspiradas no SUV de luxo Palisade. Apesar das mudanças terem se concentrado no desenho da dianteira e da traseira, a primeira vista, a impressão que se tem é de que se trata de um carro totalmente novo.
A grade frontal totalmente renovada, em Black Piano, traz linhas mais sólidas em comparação com a geração anterior. O conjunto óptico redesenhado, sob o conceito “seamless lighting”, segue a tendência de concorrentes como o VW Taos, com uma faixa em LED que percorre toda a frente do carro. O Creta traz ainda luzes de seta sequenciais nas pontas, em sintonia com os últimos lançamentos da marca sul-coreana. O para-choque ganha novo desenho, que se une de maneira mais robusta ao visual frontal.
A lateral se destaca com vincos mais marcantes, que contribuem para uma aparência de maior aerodinâmica, complementada pela coluna C redesenhada. As rodas serão oferecidas em 16” para a versão Comfort, 17” para versões Limited e Platinum, com design exclusivo para a versão N Line, e 18” para a versão topo de gama Ultimate.
Na traseira, novo conjunto de lanternas em LED percorre o porta-malas de ponta a ponta, com luzes de seta também sequenciais. O nome do modelo deixa de estar centralizado e é realocado no canto baixo esquerdo do porta-malas, tendo a motorização identificada no lado oposto. Assim como na parte frontal, o novo para-choque traseiro reflete maior robustez.
Interior mais sofisticado e tecnológico
O interior do Creta foi totalmente reprojetado. A começar pelo painel de instrumentos, que agora abriga uma enorme tela 10,25 polegadas (26 cm), que se integra ao multimídia, que também é de 10,25 polegadas, nas versões Platinum, N Line e Ultimate. O acabamento das peças plásticas em soft touch confere a sensação de sofisticação de categorias superiores e oferece combinações de cores internas nas opções Preto, Preto e Marrom, e Cinza Claro com Cinza Escuro, além de uma opção exclusiva para a versão N Line, em Preto e Vermelho.
Além do painel, os bancos, em couro nas versões Platinum, N Line e Ultimate, contam com sistema de ventilação para o motorista e, na versão topo de gama, oferece ainda ajuste elétrico de quatro posições para os bancos dianteiros. Teto solar panorâmico com comando de voz, ar-condicionado automático de duas zonas, retrovisor interno eletrocrômico, carregador de celular por indução e seletor de modo de direção (ECO, CONFORT e SPORT) exemplificam as funcionalidades oferecidas para o máximo conforto do condutor e passageiros.
O motor mais forte da categoria
As versões Comfort, Limited, Platinum e N Line seguem sendo oferecidas com o motor 1.0l Turboflex GDI, com injeção direta de combustível, que recebeu atualização para melhorar as marcas de consumo. O três cilindros entrega potência de 120 cv, com torque máximo de 17,5 kgf.m logo aos 1.500 rpm, que se mantém até 3.500 rpm, possibilitando acelerações e retomadas mais eficientes para todas as situações.
Porém, a grande novidade da nova geração fica por conta da inédita motorização 1.6 Turbo GDI, a gasolina, que trabalha acoplado à transmissão automática de 7 marchas, exclusiva da versão topo de linha Ultimate. Com potência máxima de 193 cv e torque de 27,0 kgf.m a 4.500 rpm, colocam o Creta como o SUV mais potente da categoria.
A caixa de câmbio de 7 marchas e embreagem dupla (DCT 7) de segunda geração apresenta maior eficiência energética ao transferir 94,9% do torque do motor graças à viscosidade aprimorada do óleo de transmissão e da utilização de rolamentos de menor fricção. O diferencial vem com junta selada, que previne danos e potenciais vazamentos, e houve redução do número de conectores elétricos e simplificação de chicotes elétricos uma vez que os atuadores das embreagens e das marchas são integrados.
Preços competitivos
A nova geração do Creta está disponível em cinco versões. Para as opções com motor 1.0 turbo GDI, não há aumento de preço em relação à geração anterior. Os preços sugeridos são: R$ 141.890 para a Comfort; R$ 156.490 para a Limited, R$ 172.690 para a Platinum, e R$ 182.090 no caso da N Line. Já a topo de linha Ultimate, que vem com o motor Gamma II 1.6 TGDI a gasolina, tem preço sugerido de R$ 189.990, apenas R$ 2 mil acima da opção anterior, de 2.0 litros aspirada, agora descontinuada.
©Joaquim Rimoli| AutoMotori, com informações da Hyundai do Brasil