Buscar
  • AutoMotori

JAC T80: O SUV chinês mais caro do Brasil já roda pelas nossas ruas

Atualizado: 12 de Jul de 2019

Um SUV criado para derrubar a barreira do preconceito e mostrar que os chineses sabem muito bem como produzir um carro de luxo

SUV de luxo chinês foi criado para o gosto ocidental

Exagero? Talvez não...


O JAC T80, que foi lançado este ano no nosso mercado, oferece padrões de acabamento, conforto e de qualidade mecânica no mesmo nível de fabricantes tradicionais, que qualquer um de nós compraria de olhos fechados.


Visual Ocidental

Bem fabricado e com visual atual e bastante atraente, o SUV de luxo da JAC foi desenhado em parceria entre estúdios da marca na Itália e no Japão.

O projeto mecânico, que inclui motor 2.0turbo, com 210 cavalos de potência e transmissão com dupla embreagem de seis velocidades desenvolvido na Bélgica, conta com tecnologias de ponta, usadas por todas as marcas do chamado primeiro time... Os controles de tração e equipamentos de segurança vem da alemã Bosch, o sistema de injeção da norte-americana Delphi, os amortecedores são da japonesa Tokiko, isso só para citar algumas das marcas que participam do projeto...


Interior caprichado


Do lado de dentro, espaço para 7 passageiros, sendo que o carro traz dois assentos escamoteáveis no porta-malas, bancos em couro com acabamento em pespontos vermelhos e ajuste elétrico nos dois dianteiros. Os bancos dianteiros, que ainda trazem sistemas de ventilação e de aquecimento, são produzidos pela norte-americana Johnson Control. O assento do motorista conta, ainda, com duas memórias de posição e um sistema de massageamento das costas. Tá bom assim?


Cuidado com a segurança

Modelo usa componentes de tradicionais fabricantes da Alemanha, Estados Unidos, Japão e Áustria.

Com relação à segurança, o carro traz de série seis airbags, sendo dois dianteiros, dois laterais e dois de cortina. Os sistemas de segurança ativos trazem uma verdadeira sopa de letras que inclui: BAS – Distribuição eletrônica da força de Frenagem, TCS – Controle de Tração, ESP – Controle de estabilidade, HSA – Assistente de descida de rampa, BOS – Sistema de aumento da força de frenagem, TPMS – Monitoramento da pressão e temperatura dos pneus, IMMO (imobilizador de motor)... Ufa! Ah, e o freio de estacionamento tem acionamento elétrico e conta com assistente de saída em rampa, que mantém o carro freado nas saídas em ladeiras.


Tecnologia dá um show!


Para quem adora tecnologia, o painel de instrumentos é uma tela LCD digital de 12.3 polegadas que permite três configurações temáticas e a visualização de todas as funções do veículo, multimídia etc. Ao lado dela, bem no centro do painel, está a central multimídia, com tela sensível ao toque, onde você visualiza, entre outras coisas, os comandos do ar-condicionado de duas zonas de temperatura, o espelhamento do celular, os comandos do sistema de som e o sistema de monitoramento com câmeras 360 graus.


O sistema de som da versão mais completa, que vem equipada com teto solar panorâmico de 1,38m, é da marca americana Infinity, reconhecida pela altíssima qualidade dos seus sistemas de áudio. São 10 alto-falantes e 280 watts RMS.


Bom, todo esse belo pacote de equipamentos complementa o comportamento do carro, que é bastante ágil nas arrancadas, apesar dos seus 1.775 quilos, estável e seguro em velocidades mais elevadas e com médias de consumo entre 9 e 11 km/l rodando em circuito misto, que inclui o trânsito urbano e rodovias.

Trazido para concorrer com o Compassa da Jeep, Hyundai Tucson, Kia Sportage e Volkswagen Tiguan, o T80 não faz feio, inclusive no preço! A versão de entrada, que só não traz o teto panorâmico e o som da Infinity, custa R$ 139.900 e chega aos R$ 144.990, na versão topo de linha.


Durante a semana que rodamos com o T80, a pergunta que mais ouvimos foi: “Vale à pena investir essa grana num chinês?” Depois de conhecerem as qualidades do carro, todas as pessoas que me questionaram foram unânimes em afirmar: Vale!


©Joaquim Rimoli | AutoMotori 2019




0 visualização

© 2019 AutoMotori

Acompanhe e curta o AutoMotori nas redes sociais !

  • Instagram
  • Facebook ícone social
  • Acomapanhe nossa página no Twitter
  • YouTube ícone social