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HR-V ganha novo visual e estreia o esperado 1.5 turbo injeção direta Flex


De visual renovado o crossover HR-V da Honda passa por mudanças para manter os fãs do modelo e abrir espaço entre os consumidores que buscam novas alternativas em meio a tantas ofertas no segmento.


Além do tapa caprichado no design, as versões mais caras, Advance e Touring passam a ser equipadas com o novo motor 1.5 DI VTEC TURBO Flex, com 177 cavalos de potência e 24,5 kgf.m de torque. Segundo a Honda, a grande novidade fica por conta do sistema de gerenciamento de combustível, que passa a contar com a tecnologia flex, permitindo o abastecimento com etanol ou gasolina.


O moderno sistema de alta pressão da injeção direta assegura partidas a frio mesmo quando abastecido com álcool, dispensando dispositivos complementares de pré-aquecimento do combustível para garantir as partidas em temperaturas mais baixas.


Outra exclusividade das versões Advance e Touring é a oferta da plataforma de conectividade da marca myHonda Connect. Com um menu completo de serviços, o myHonda Connect traz informação, segurança e controle do veículo de um jeito prático e fácil, conectando o motorista ao seu carro, via aplicativo no smartphone.


Quatro versões e duas opções de motores


Desde seu lançamento, em 2015, o HR-V se tornou referência no segmento de SUVs e se consagrou como o modelo mais vendido da Honda Automóveis do Brasil. A nova geração se destaca pelo espaço interno ampliado, com ainda mais conforto e versatilidade.


O Honda New HR-V tem quatro versões e duas motorizações, ambas com alta eficiência, priorizando, cada qual, o baixo consumo de combustível e a alta performance. As versões EX Honda SENSING e EXL Honda SENSING, que começaram a ser vendidas em agosto, são equipadas com o 1.5 DI i-VTEC Flex aspirado, enquanto as versões Advance e Touring trazem o 1.5 DI VTEC TURBO Flex. Para ambos, o câmbio é o consagrado CVT, ajustado para atender às demandas dos novos motores.


Estilo, conforto e versatilidade


Apesar das alterações visuais, o porte da nova geração do HR-V é a mesmo da versão anterior. A linha de ombros elevada da carroceria une a parte frontal, de forte e inédita personalidade, à traseira, de curvatura acentuada.


A dianteira é fator de diferenciação entre as versões do New HR-V. Nos modelos Advance e Touring, a grade é composta por múltiplos elementos que parecem flutuar, ressaltando um caráter mais esportivo e robusto, consoante com a maior potência de seus motores. Já as versões EX Honda SENSING e EXL Honda SENSING têm grade com filetes horizontais, gerando forte identidade e sofisticação.


Outro elemento de diferenciação está nos faróis full LED (de série em todas as versões), que no New HR-V Touring possui acabamento cromado na moldura interna do bloco do farol alto, enquanto nas versões EX Honda SENSING, EXL Honda SENSING e Advance, a moldura é preta.


Na traseira, todas as versões têm lanternas fumê com LED nas luzes de posição e freio. Elas são unidas por uma barra horizontal iluminada, que também cumpre a função de luz de posição e, exclusivamente na Touring, tem acabamento fumê. O resultado é uma superfície de estilo limpo e elegante, que enfatiza a linha de ombros alta das laterais. A nova geração traz também 3 novas versões de desenho das rodas em alumínio e aro 17.

Outro detalhe que chama a atenção no projeto do New HR-V é o capô plano, que favorece a visibilidade à frente e aprimorar o visual esportivo.

Os retrovisores externos, que antes eram fixados na base da coluna A, passaram para as portas.


Mudanças também do lado de dentro


O projeto do interior do New HR-V exibe o mesmo conceito aplicado ao design externo. A visibilidade foi aprimorada, com a elevação do ponto de visão do motorista em 10 mm, em comparação com a geração anterior.


O painel de instrumentos e a tela da central multimídia touchscreen de 8 polegadas foram reposicionados melhorando a visibilidade e exigindo um desvio mínimo do olhar, permitindo ao motorista concentrar seu foco na via.


Mudanças também no posicionamento da alavanca do câmbio e demais controles relativos à condução também foram pensados para evitar que o motorista altere sua postura ao volante ou tenha que desviar o olhar para acionar qualquer dispositivo.

O uso de materiais de alta qualidade, com acabamento e montagem precisos, e revestimentos agradáveis ao tato resultam em um ambiente requintado, mas sem excessos.

Maior conforto também para os passageiros que viajam no banco traseiro com o aumento do espaço para as pernas em 35 mm. Para quem viaja nos bancos dianteiros, o encosto ganhou dois graus adicionais de reclinação. O sistema de climatização ganhou um difusor duplo no console central que atende os passageiros do banco traseiro.



Outra novidade exclusiva da versão Touring é a abertura do porta-malas sem o uso das mãos, semelhante ao oferecido pelo CR-V. Para abrir a tampa traseira quando estiver com as mãos ocupadas, é só passar o pé sob um dos sensores de movimento abaixo do para-choque traseiro para que a tampa abra automaticamente. Além disso, o porta-malas também tem a função Walk Away Close, inédita na Honda, que permite a operação sem o uso das mãos também na hora de retirar objetos grandes ou pesados. Antes de pegar a carga, o usuário aperta um botão na moldura inferior da tampa. Após ele retirar o objeto e se afastar do veículo, a tampa do porta-malas se fecha automaticamente. Ambas as funções só funcionam se o usuário estiver levando a chave consigo.


Novos motores: economia e performance


Os novos HR-V EX Honda SENSING e EXL Honda SENSING são equipados com o motor quatro- cilindros em linha aspirado, todo de alumínio, de 1.5 litro 16V DI DOHC i-VTEC, com comando de válvulas variável, controlado eletronicamente. Na prática, o sistema varia a amplitude e duração da abertura das válvulas de admissão. O mesmo eixo comando de válvulas de admissão tem o VTC (Variable Timing Control), que controla a sincronização, podendo variar (avançando ou retardando) a fase do comando de admissão.


Dotado de injeção direta de combustível, este motor 1.5 DI i-VTEC tem potência máxima de 126 cavalos a 6.200 rpm, com etanol ou gasolina. O torque máximo é de 15,8 kgfm a 4.600 rpm (etanol) e 15,5 kgfm a 4.600 rpm (gasolina). De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), os novos HR-V com o motor 1.5 aspirado têm consumo na cidade de 8,8/12,7 km/l (etanol/gasolina) e, na estrada, de 9,8/13,9 km/l.

Nas versões Advance e Touring, o HR-V traz o inédito motor quatro-cilindros em linha 1.5 DI VTEC TURBO Flex. As tecnologias de controle ativo de fluxo no cabeçote vistas no motor aspirado também estão no 1.5 DI VTEC TURBO Flex: o sistema VTEC varia a amplitude e duração da abertura das válvulas de exaustão e o VTC avança ou retarda a sincronização em ambos os comandos, de admissão e de escape.

Com 177 cavalos a 6.000 rpm, tanto com etanol como gasolina e torque máximo de 24,5 kgfm. De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), o New HR-V Advance e Touring têm consumo na cidade de 7,9/11,3 km/l (etanol/gasolina) e, na estrada, de 8,8/12,6 km/l.


O câmbio CVT, de relação continuamente variável, reconhecido pela confiabilidade, robustez e eficiência, oferece simulação de sete marchas por meio dos paddle shifts no volante (equipamento exclusivo das versões EXL Honda SENSING, Advance e Touring). Os sistemas Step shift e EDDB (Early Down-shift During Braking), ambos


Os preços do novo Honda HR-V divulgados pela Honda são os seguintes:

- EX Honda SENSING: R$ 142.500,00

- EXL Honda SENSING: R$ 149.900,00

- Advance: R$ 176.800,00

- Touring: R$ 184.500,00


Todos os modelos contam com 3 anos de garantia sem limite de quilometragem.


©2022 Joaquim Rimoli, AutoMotori, com informações da Honda Automóveis do Brasil


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