AutoMotori
Hummer EV, picape elétrica da GM anda até de lado
A General Motors revelou nos Estados Unidos a primeira picape 100% elétrica da montadora: a HUMMER EV.

O utilitário, com potência estimada de 1.000 cavalos, estreia as baterias Ultium, que permitem autonomia superior a 560 quilômetros com carga completa, e o inovador sistema de tração e-4WD que esterça as quatro rodas para facilitar condução fora-de-estrada. Tudo isso sem fumaça e sem emissão de poluentes
O modelo chega ao mercado norte-americano até o final de 2021 e estreia a categoria dos super utilitários com zero emissão.
A HUMMER EV usa tecnologia de propulsão elétrica de última geração, batizada de Ultium, adota um novo conceito de baterias e motores. De acordo com a GM, a picape é capaz de produzir 1.000 cavalos de potência e 1.500 kgfm de torque, que são gerados por três motores elétricos independentes permitindo alto desempenho tanto no asfalto quanto no off-road.

Andando feito caranguejo
Segundo o engenheiro-chefe do projeto, Al Oppenheiser, a meta era construir um legítimo utilitário off-road, que se transformasse na picape mais impressionante já fabricada.
Projetada para ser a melhor super picape off-road elétrica, a HUMMER EV conta com tecnologias inovadoras para superar as trilhas mais difíceis.
Entre esses equipamentos o destaque é a tração nas quatro rodas com o exclusivo sistema CrabWalk, que numa tradução livre do inglês seria algo como andar do caranguejo. O sistema permite que as rodas traseiras e as rodas dianteiras sejam esterçadas em um mesmo ângulo a baixas velocidades, proporcionando um movimento diagonal do veículo ideal para transpor determinados tipos de obstáculos. (veja o sistema em ação no vídeo)
Além desse equipamento, a eletrônica está presente na suspensão adaptativa a ar, que conta com a função Extract Mode. Na prática, permite que a altura da picape seja elevada em aproximadamente 150 mm, facilitando a transposição de terrenos rochosos ou mesmo alagados.
Os pneus e rodas aro 35 polegadas contribuem para o visual monstruoso e foram desenhados para oferecer resistência e flexibilidade excepcional no fora-de-estrada. Com eles, a super picape elétrica é capaz de superar obstáculos até 45 centímetros de altura e fazer a travessia de áreas alagadas com até 61 centímetros de profundidade.
Para aguentar o tranco de passar por literalmente qualquer tipo de terreno a parte inferior da carroceria conta com placas de aço reforçado.
Outro equipamento exclusivo da Hummer EV é o sistema UltraVision que usa um conjunto de câmeras frontais e traseiras instaladas debaixo da carrocería para que se possa fazer em tempo real o reconhecimento do terreno, ajudando, por exemplo, ao motorista posicionar corretamente os pneus diante de determinados obstáculos. As câmeras localizadas sob o assoalho ficam protegidas e também contam com sistema para lavagem das lentes. A picape HUMMER EV conta com nada menos que 18 câmeras espalhadas por todo o veículo garantindo uma visão panorâmica

160 km com apenas 10 minutos na tomada
Os recursos de carregamento rápido, combinados com a nova bateria Ultium da GM oferecem capacidade máxima e autonomia otimizada. Compatível com sistemas públicos de carregamento rápido de 800 volts DC até 350 kW, a o sistema muda mecanicamente a conexão das baterias do modo paralelo para o modo em série durante o carregamento, o que torna o HUMMER EV compatível com os carregadores DC de 350 kW e proporciona quase 160 km de autonomia em 10 minutos de carga. Vale lembrar que, com as baterias 100% carregadas, o Hummer EV é capaz de rodar 560 quilômetros sem parar.
O recurso de direção semiautônoma, batizado de Super Cruise permite dirigir sem precisar colocar as mãos no volante por mais de 320 mil quilômetros em estradas onde o uso dessa função é permitido. Traz também a função que pode determinar quando a mudança de faixa é ideal e iniciar a manobra, respeitando os protocolos de sinalização.

Uma experiência silenciosa
Rodando na cidade, o desempenho também surpreende, ainda mais se tratando de uma picape de grande porte. Se você decide pisar fundo e sentir a força enviada instantaneamente para os pneus, o Hummer EV é capaz de te levar da imobilidade até os 100 km/h em incríveis 3 segundos, performance alcançada por superesportivos ou por motos de alto desempenho.

Visual herdado do jipe de combate
O design da picape HUMMER EV é inspirado nos HUMVEE, (lê-se Hum-vee) , que é um acrónimo para a expressão inglesa High Mobility Multipurpose Wheeled Vehicle, ou Veículo Automóvel Multifunção de Alta Mobilidade. O utilitário militar que foi usado durante muitos anos pelas Forças Armadas dos Estados Unidos.
Na nova picape, além da valentia do irmão mais velho, o luxo e a tecnologia são destaques. E toda essa robustez e apelo tecnológico são transmitidos por meio dos efeitos do sistema de iluminação externo e interno.
O desenho da picape tem uma silhueta marcante e busca simbolizar um futuro moderno e completamente elétrico. As linhas do veículo traduzem esse aspecto extremamente imponente, reforçado por uma arquitetura robusta e um interior realmente premium e distinto.

Mas, e o preço?
O início da produção da Hummer EV está previsto para o fim de 2021. A fábrica Zero da GM de Detroit-Hamtramck, fundada há cerca de 40 anos, foi toda atualizada e preparada para a produção exclusiva de veículos com este tipo de propulsão. Para isso, foram investidos 2,2 bilhões de dólares.
E o preço? A GM já iniciou a pré-venda da Hummer EV nos EUA. O modelo terá versões que vão de US$ 80 mil (cerca de R$ 450 mil) até US$ 112.595 que equivalem a aproximadamente R$ 635 mil. Uma grana considerável por uma picape, até mesmo na terra do Tio Sam... Ah, sem querer desanimar e só para lembrar, se fosse vendida aqui, a Hummer EV não chegaria por menos de 1,2 milhões de reais.
©Joaquim Rimoli | AutoMotori, com informações da GM do Brasil

QUER O AUTOMOTORI NO SEU CELULAR?
ENTÃO, ESCANEIE O QR CODE OU, SE ESTIVER
NO SEU CELULAR, CLIQUE NA IMAGEM PARA BAIXAR NOSSO APP!