• AutoMotori

Já pensou em ter um Mini Cooper de rally na garagem da sua casa ?

A MINI confirma a chegada ao País da versão especial limitada MINI John Cooper Works Paddy Hopkirk, inspirado no modelo que venceu em Monte Carlo em 1964.

Produzida em Oxford, na Inglaterra, a versão comemorativa MINI John Cooper Works Paddy Hopkirk é equipado com o motor TwinPower Turbo 2.0L, de quatro cilindros, que produz 231 cavalos de potência e 320 Nm de torque entre 1.450 e 4.800 rpm. Segundo a MINI, o esportivo é capaz de alcançar a velocidade máxima de 246 km/h.



Homenagem ao pequeno gigante


Mais de cinco décadas se passaram, mas as memórias do grande triunfo alcançado pelo Mini clássico, que trazia pintado nas laterais o número 37. Mesmo depois de tanto tempo essa vitória histórica num dos rallys mais clássicos do automobilismo ainda estão bem vivas.


Em 1964, o Mini Cooper S conquistou a primeira de três vitórias no lendário Rally de Monte Carlo. Ao volante, o piloto norte-irlandês Patrick “Paddy” Hopkirk. Em sua homenagem, a nova versão comemorativa do mini MINI, apresenta agora um hatch três portas com design exclusivo. Pintura externa Vermelho Chili em contraste ao teto branco e uma série de detalhes em preto brilhante: estrutura e suporte horizontal da grade do radiador, inserções para as entradas de ar inferiores, abertura no capô, maçanetas, aba do tanque de combustível, logotipos MINI na frente e atrás, bem como os arredores para os faróis e luzes traseiras.


O número 37 também aparece nos elementos indicadores laterais conhecidos como escotilhas. Outras características inconfundíveis são os faróis de LED adaptativos, as luzes traseiras em design Union Jack, adesivos com a inscrição “Paddy Hopkirk Monte Carlo” e uma única faixa branca no capô do lado do motorista. O modelo é calçado por rodas de 17 polegadas John Cooper Works Track Spoke pretas, envoltas por pneus runflat.




Tecnologia


Diferente do espartano MINI original dos anos 60, a nova edição do JCW vem equipada com um avançado conjunto de tecnologias embarcadas. O novo MINI John Cooper Works Paddy Hopkirk conta com a nova central multimídia com tela de 8,8 polegadas que ostenta elegantes botões sensíveis ao toque em black piano de alto brilho e novo painel de instrumentos digital de 5 polegadas. Com apenas alguns toques na tela é possível acessar de forma interativa e intuitiva todas as funções do MINI Connected e do sistema de Navegação Inteligente.



Conforto


Apesar de esportivo, o modelo não renuncia ao conforto. O sistema Comfort Access permite ao condutor controlar a abertura e o fechamento das portas sem a necessidade da chave. Ao abrir a porta do motorista, projeta o logotipo MINI no solo – com o nome “Paddy Hopkirk” assinado em LED. Revestidos em couro Alcântara na cor Dinâmica Preto Carbono, os bancos esportivos com ajuste de altura nos assentos dianteiros seguram com firmeza e segurança o corpo do motorista mesmo nas curvas mais extremas, sem perder o conforto. Já o volante John Cooper Works em couro com botões multifuncionais oferece uma empunhadura perfeita e paddleshifts.


Outros diferenciais são o MINI Excitement Package com iluminação nas maçanetas, luzes de ambiência e projeção do logo da MINI no piso; sistema de alto-falantes hi-fi assinado pela Harman Kardon, sensor de estacionamento traseiro e câmera de ré.



Legado


A corrida vitoriosa de Hopkirk foi freneticamente comemorada pelos espectadores e fãs de automobilismo no Reino Unido. Dirigindo o pequeno carro britânico com seu co-piloto inglês Henry Liddon, Hopkirk superou as adversidades contra concorrentes com potência de motor significativamente maior. O handicap apontou que as diferenças de peso eram compensadas em certa medida, mas os fatores cruciais na decisão da desafiadora competição foram a agilidade e a confiabilidade do Mini Cooper S e as habilidades de direção de Hopkirk.


A vitória fez de Paddy Hopkirk o piloto de rally mais famoso do Reino Unido. Ao mesmo tempo, o Mini clássico passou de um estranho no ninho para se tornar um favorito do público e lenda do automobilismo.


Segundo a MINI, serão importadas apenas 15 unidades ao preço de R$ 249.990. Quem quiser ter essa versão pra lá de exclusiva na garagem deve procurar a rede autorizada para realizar a reserva.


©2020 Joaquim Rimoli | AutoMotori, com informações da MINI do Brasil




QUER O AUTOMOTORI NO SEU CELULAR?

ENTÃO, ESCANEIE O QR CODE OU, SE ESTIVER

NO SEU CELULAR, CLIQUE NA IMAGEM PARA BAIXAR NOSSO APP!


10 visualizações0 comentário

© 2021 AutoMotori