Buscar
  • AutoMotori

Kia Carnival volta com jeitão de SUV e mais caro que um Porsche Macan


A quarta geração da minivan de luxo da Kia, a Carnival acaba de chegar ao mercado brasileiro completamente renovada e inspirada no visual dos utilitários esportivos.

Com espaço para 8 passageiros, a nova Carnival é construída sobre nova plataforma de médio porte da Kia, mais refinada, espaçosa e capaz de oferecer mais conforto e eficiência do que seus antecessores.


O novo design, inspirado em SUVs é combinado com um moderno interior e uma gama de tecnologias projetadas para auxiliar o motorista e garantir conforto aos passageiros.


A cabine, muito mais sofisticada e luxuosa que a das gerações anteriores, abriga três fileiras de assentos e uma variedade de áreas de armazenamento em toda a cabine.


Minivan com jeitão de SUV


A nova Carnival representa uma evolução de design para a minivan da Kia, que transmite sensação de solidez, detalhes futuristas e formas e superfícies inspiradas em SUVs. Como resultado, ela traz uma presença mais marcante e elegante para o segmento.


Comparada com a geração anterior, a minivan apresenta um balanço dianteiro mais curto, com a base da coluna A movida para trás para criar um capô mais longo. Sua maior distância entre-eixos contribui para oferecer maior espaço em toda a cabine e o perfil lateral estendido sugere a dinâmica mais refinada da nova Carnival. Uma única linha de caráter percorre todo o comprimento do carro, com arcos das rodas ousados e linhas nítidas que dão uma aparência mais moderna e esculpida. O desenho externo predominante destaca seu novo design de "teto em ilha", com as colunas A e B escurecidas sob um teto na cor da carroceria. Um novo design atraente da coluna C também se destaca, com uma barbatana cromada com um sutil padrão de diamante.


A grade dianteira, assim como todos os modelos da marca coreana, tem design inspirado no nariz de um tigre. Ela percorre toda a dianteira do veículo, integrando luzes diurnas com assinatura de LED (DRLs), faróis e a grade, garantindo um visual atraente, futurista e ao mesmo tempo robusto.


Para o mercado brasileiro a nova Carnival vem equipada com rodas aro 19” polegadas e está disponível em sete cores externas - branco neve perolizado, cinza pantera metálico, preto aurora perolizado, azul profundo metálico, azul astral, prata cerâmica metálico e vermelho chama metálico – e três combinações de cores para o interior: preto com cinza, preto com marrom ou preto com bege.


O interior representa um aumento em qualidade e design em relação ao seu antecessor, com uma nova cabine futurística. O ambiente de alta tecnologia é evidente no design de seu amplo painel de tela panorâmica, que integra tecnologias de entretenimento com tela dupla e controles por toque.


A alavanca de câmbio tradicional deu lugar ao shift-by-wire, um seletor redondo, instalado na base do console central.


Plataforma inteligente


A nova Carnival tem distância entre-eixos 30 mm maior que a geração anterior (3.090 mm), 10 mm mais larga (1.995 mm), o que aumenta o espaço interno. O modelo também cresceu 40 mm no comprimento, passando agora para 5.155 mm, com um balanço traseiro 30 mm mais longo (1.130 mm), criando mais espaço para os passageiros da terceira fila e o melhor espaço de bagagem da categoria.


Com apenas a primeira fila de assentos em uso, a Carnival oferece o melhor espaço do porta-malas de até 2.905 litros (VDA, configuração de três filas), com 627 litros disponíveis para uso atrás dos assentos da terceira fila (até as bordas superiores das costas dos bancos).


Mais estável


A minivan da Kia é equipada com o motor V6 3,5 litros Lambda III MPi, movido a gasolina, com 272 cavalos de potência e 33 kgfm de torque. O novo sistema integrado de gerenciamento térmico (ITM) ajuda no controle da temperatura de operação do motor para maximizar a eficiência em todas as situações de uso. A transmissão é automática de oito velocidades.


Em termos de dirigibilidade, a nova Carnival prioriza o conforto e a segurança acima de tudo. O desenvolvimento do novo modelo se concentrou em fornecer uma direção tranquila, confortável e segura, com manuseio estável em todas as condições.


A nova suspensão, totalmente independente, e uma gama de medidas de contenção de ruído, vibração e aspereza (NVH) foram projetados para oferecer um comportamento na estrada tranquilizador e relaxante, maximizando a estabilidade e o conforto de seus ocupantes.


Muito espaço e preço nas estrelas


O modelo vem com 5 anos de garantia ou 100 mil quilômetros e está disponível em versão única. Com o dólar nas alturas, ela chega custando quase 11 mil reais mais cara que um Porsche Macan V6 Biturbo, de 340 cavalos, que é encontrado zero quilômetro na faixa de R$ 469 mil reais...


A Carnival é vendida na rede de concessionárias da marca com preço público sugerido de R$ 479.990,00.


Se a família não for grande, você for fã dos esportivos da Porsche e claro, se você tiver toda essa grana disponível para gastar num carro, talvez a minivan não seja o carro ideal...


© Joaquim Rimoli | AutoMotori 2021







5 visualizações0 comentário