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Lamborghini Urus: A dupla personalidade do SUV com pegada de superesportivo

Um Lamborghini todo terreno mas que curte mesmo é acelerar no asfalto...

Um Lamborghini que encara qualquer terreno, mas que curte mesmo é acelerar no asfalto... Produzido na fábrica da Lamborghini, na pequena cidade de Sant'Agata Bolognese, na Região da Emiglia Romanha, esse SUV é tratado pela marca como um Super Sport Utility Vehicle, ou um Super Utilitário Esportivo.

Seguindo a receita dos crossovers, que unem as funcionalidades e características de dois ou mais veículos de categorias diferentes, o Lamborghini Urus mistura a versatilidade de um utilitário de luxo à potência absurda dos superesportivos da marca italiana. Em outras palavras, ele oferece a possibilidade de compartilhar a emoção de pilotar um carro de altíssima performance com mais 3 passageiros em qualquer terreno.

A carroceria de estilo de cupê, de linhas agressivas e marcantes, deixa claro que este não é um carro familiar, apesar de oferecer o conforto de um carro de luxo.

Ao contrário dos outros esportivos da marca, o Urus é fácil de comandar na cidade, confortável em longas viagens e tem habilidades surpreendentes para encarar o fora de estrada.


Super SUV

A carroceria de estilo de cupê, com linhas agressivas e marcantes, deixa claro que o Urus não é um carro familiar.

Touros ferozes


Desde que começou a fabricar carros esportivos, a Lamborghini segue uma tradição criada pelo fundador da marca Ferruccio Lamborghini, apaixonado pelas touradas espanholas e fascinado pelos seus ferozes touros.

Essa paixão de Ferruccio é expressa pelo touro em posição de ataque da logomarca e também pelos nomes dos seus carros que se tornaram clássicos entre os esportivos como os Lamborghinis Countach, Miura, Diablo, Gallardo, Murciélago, Réventon, Huracán, só para citar alguns dos mais famosos. Em comum, além da esportividade, todos os modelos ganharam os nomes dos touros mais famosos da Espanha.


Os touros auroques foram a inspiração para batizar o SUV italiano

A inspiração para batizar o super SUV vai um pouco mais longe e busca as raízes desses animais. O nome vem de uma raça de touros selvagens, ancestrais dos bovinos atuais, que foi extinta no século 17. Essa raça batizada de auroque (Bos primigenius) também era chamada pelos europeus como touros urus.


DNA Lamborghini

O Lamborghini Urus é capaz de acelerar de 0 aos 100 km/h em apenas 3,6 segundos

A versatilidade do Urus mantém, além da identidade inconfundível do design da marca, o desempenho, a dinâmica de condução e a emoção garantida pelo poderoso

motor V8 bi-turbo de 4,0 litros e 650 cavalos de potência. O desempenho de um autêntico Lamborghini é obtida pela excelente relação entre peso e potência. Para entender melhor: cada cavalo de potência do Urus, que pesa 2.200 quilos, precisa carregar apenas 3,38 kg. Em termos de comparação, o Ford Mustang GT, equipado com motor V8 5.0 litros, de 466 cavalos, e que pesa 1.783 quilos, tem uma relação peso x potência de 3,83 kg/cv.

Graças a essa excelente relação, o Urus é capaz de acelerar de 0 aos 100 km/h em 3,6 segundos. Para alcançar os 200 por hora são apenas 12,8 segundos e a velocidade máxima é de 305 km/h, limitada eletronicamente... Será que anda??

E como tudo que acelera precisa parar uma hora, o Urus também impressiona na hora da frenagem. Graças aos freios com enormes discos carbono cerâmica do tamanho de uma roda de 17 polegadas, ele precisa de apenas 33,7 metros para frear de 100 km/h até parar totalmente. De novo, para ter noção do que isso representa, vamos comparar com um carro normal. Um VW up TSI, que pesa apenas 950 kg, precisa de 40 metros para parar...


Tração integral nas 4 rodas


O Urus é equipado com câmbio automático de 8 marchas e tração integral nas 4 rodas comandada eletronicamente. O SUV possui 5 modos de condução, que adapta o comportamento do carro e a força que é levada para as rodas por meio de um sofisticado sistema de controle eletrônico dos 3 diferenciais.

A seleção dos modos de direção é feita através de uma pequena alavanca que lembra o maneta de aceleração dos aviões. Por meio dele, é possível selecionar os modos STRADA, para conduzir em trechos urbanos e rodovias, TERRA, para o off-road, SABBIA, para garantir agilidade e tração em trechos de areia fofa, NEVE que melhorar a tração ao rodar por trechos congelados e finalmente as opções SPORT e CORSA. Nessas duas opções, o sistema altera a distribuição da potência entre os eixos dianteiro e traseiro, desativa parte dos controles eletrônicos, rebaixa a altura da carroceria e endurece a suspensão permitindo uma pilotagem verdadeiramente esportiva.

Aliás, o sistema de suspensão pneumática adaptável permite elevar ou rebaixar o Urus de acordo com as condições da estrada e do modo que você irá pilotá-lo...

Para aumentar a estabilidade e a capacidade de fazer curvas em alta velocidade, as rodas do eixo traseiro do Urus esterçam em até 3 graus acompanhando a direção das rodas dianteiras.


A aparência é de SUV, mas não se engane, este touro não tem nada de familiar!


Visual Insano


O visual invocado do SUV é reforçado pelas rodas aro 23”, equipadas com pneus especialmente desenvolvidos pela Pirelli, com larguras variando entre a frente e a traseira para melhorar a estabilidade e o comportamento esportivo.

O interior do Urus, como aliás de todo Lamborghini, lembra o de um desses modernos jato de combate. O modelo encarna o princípio da Lamborghini de que o design, a potência e as capacidades dinâmicas de um carro devem ser refletidas em seu interior, fazendo com que qualquer motorista se sinta um verdadeiro piloto.

O design do painel em forma de “Y” agrupa os instrumentos ao redor do motorista, no melhor estilo aeronáutico.


Tá achando que é novidade?


Se engana quem acha que os SUVs com pegada de esportivos são novidade. A Lamborghini foi pioneira nesse segmento ao lançar em 1986 o LM002.



O LM002 foi o pioneiro entre os utilitários esportivos com muito luxo e potência


Esse pioneiro entre os super SUVs, produzido até 1992, era equipado com um enorme V12 5.2 litros de 444 cavalos de potência, capaz de levar esse jipão até os 210 km/h! Até o final da sua produção, saíram da fábrica apenas 300 LM002, o que o transformaram em uma cobiçada peça entre os colecionadores e apaixonados pela marca. O modelo, aliás, vale mais do que um Urus zero km! Nos Estados Unidos, onde o Urus é vendido por 200 mil dólares, ou R$ 1,15 milhão, o LM002 é cotado em média por US$ 350 mil, algo como ‪2 milhões de reais!


Aqui no Brasil, com a pesada carga de impostos para a importação de automóveis, o Urus é vendido pela “bagatela” de R$ 2,5 milhões!


©Joaquim Rimoli | AutoMotori 2020






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