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Poderosas peruas!

Audi RS6 Avant: uma perua V8 turbo híbrida de 600 cv

Foguete! V8 de 461 cavalos e transmissão de 10 marchas

As peruas, ou station wagons como os americanos gostam de chamar esses carros de família, andam em baixa no mundo inteiro desde que as donas de casa descobriram os prazeres de ver o mundo do alto dos SUVs. Mas uma em especial não se abala e nem se deixa levar pelos modismos... A fórmula, que faz sucesso entre os apaixonados por carros poderosos, é caprichar na potência!


Carro de piloto

Um dos maiores fãs dessa perua foi o piloto Ayrton Senna, que há exatos 25 anos trouxe a primeira RS Avant para o Brasil

Aliás, um dos maiores fãs dessa perua foi o inesquecível Ayrton Senna, que há exatos 25 anos trouxe a primeira RS Avant para o Brasil. Equipada com motor de cinco cilindros em linha, 2.2 e 315 cv. O modelo foi desenvolvido em parceria com a Porsche e era capaz de acelerar até os 262 km/h e arrancar de zero a 100 km/h em 5,4 segundos, números que ainda hoje deixariam muitos esportivos no chinelo...



Ayrton Senna trouxe a primeira RS Avant para o Brasil pouco antes do acidente em Imola


Essa é uma tradição que a alemã Audi cultiva há 25 anos, sempre apimentando o motor, o visual e a performance a cada nova geração da família RS Avant.

E a quarta geração, mostrada esta semana na sede da empresa em Ingolstadt, no Sul da Alemanha, honra essa história de transformar um carro de família num superesportivo...


Confira o vídeo!

Perua ou foguete?

A nova RS6 Avant extrapola qualquer noção de sanidade... O motor V8 4.0 TFSI turbo de 600 cavalos e 800 Nm de torque, vai de 0 a 100 km/h em somente 3,6 segundos. Para chegar aos 200 por hora bastam 12 segundos e daí essa super perua embala até passar dos 305 km/h na versão mais forte, batizada de Dynamic Plus.


Esse o lado “bad girl” da RS6 Avant , afinal estamos falando de uma perua, que tem ainda a ajuda (eu disse ajuda??) de outro motor elétrico que gera 16 cavalos extras. Esse sistema híbrido leve recupera àquela energia que normalmente é desperdiçada pelos automóveis normais. Como ele faz isso? Durante uma desaceleração leve a energia cinética, que é gerada pelo movimento, é aproveitada e armazenada numa bateria de íons de lítio. Na prática, quando o motorista tira o pé do acelerador em velocidades entre 55 e 160 km/h, o novo RS6 Avant recupera energia e a usa para rodar por até 40 segundos com o motor desligado. Pode parecer bobagem, mas isso ajuda a aplacar um pouco a sede insaciável do “veoitão” de quatro litros...


O câmbio tiptronic de oito marchas conta agora com a função Controle de Partida, transferindo toda a potência do 4.0 à tração permanente nas quatro rodas. As forças de tração são distribuídas aos eixos dianteiro e traseiro em proporção de 40:60, via diferencial central mecânico. Se uma roda derrapar, o câmbio decide automaticamente enviar mais força ao eixo com melhor tração.


Curvas atraentes..

Os faróis, herdados do novo A7, são com leds a laser

O estilo da carroceria, que é único neste segmento, atrai olhares desde o momento em que você vê o novo Audi RS6 Avant. A estrutura, herdada da civilizada Audi A6 Avant, é praticamente feita inteira pela divisão esportiva da marca Audi Sport.


Para começar a carroceria é 40 milímetros em cada lado mais larga, com seus largos arcos das rodas, enfatiza o toque esportivo e o caráter distinto da Avant de alto desempenho. As rodas de 22 polegadas acentuam as proporções impressionantes.


A perua RS6 Avant é um dos primeiros modelos Audi Sport a apresentar a nova linguagem de desenho RS. Na dianteira, além do novo capô a perua adota os faróis de laser RS Matrix LED, com frisos escurecidos já usada pela nova linha de modelos A7. Similar às luzes traseiras em LED, eles apresentam indicadores de direção dinâmicos junto com o sequenciamento específico do RS quando o veículo é travado e destravado.


A grade enorme se destaca em preto brilhante e as enormes entradas de ar laterais deixam ainda mais invocado o visual.

Perua nervosa! Motor V8 TSFI com 600 cv

Escolha seu ronco


Na traseira o aerofólio acompanha o desenho do teto e o para-choque, com o difusor de ar, serve de moldura para as gigantescas ponteiras de escape ovais cromadas. Elas não estão aí por acaso... Além de garantirem uma exaustão eficiente elas são as responsáveis pelo ronco dessa fera. Ah, e antes que eu me esqueça, você pode mudar o ronco do motor usando o sistema Audi drive select. Nos modos RS1 e RS2 você decide se o som deve ser esportivo ou civilizado.


As saída de escape duplas garantem o ronco e o visual

Tá achando que acabou?


A estabilidade é garantida pela suspensão com cinco braços, adaptativa a ar, com amortecimento controlado e que regula a altura do carro automaticamente, dependendo da velocidade.


Para garantir que o carro faça curvas com perfeição o RS6 Avant vem com esterçamento dinâmico nas quatro rodas. Oi?? Estreçamento dinâmico?? Calma, eu explico, ou melhor traduzo... Ao fazer curvas um sistema controlado pelo computador do carro faz com que as rodas da frente e as de trás estercem em ângulos diferentes. Em baixas velocidades, as rodas traseiras viram até cinco graus na direção oposta em relação às rodas dianteiras. Isto permite, por exemplo fazer um retorno usando menos espaço, reduzindo o círculo da curva em até um metro. Em velocidades intermediárias e altas, as rodas traseiras viram no máximo dois graus na mesma direção das do eixo dianteiro, garantindo estabilidade principalmente ao mudar rapidamente o curso.



A grade enorme impõe respeito

Ufa! Faltou falar do preço...


Bom, se você se interessou por essa perua, que permite “até” levar os filhos para a escola, lamento informar que a Audi ainda não divulgou quanto ela irá custar. Mas se você levar em conta que um RS6 2019 é vendido por R$ 622 mil, você já pode imaginar que a versão 2020, com tantas inovações, deverá chegar com um preço bem mais salgado...


©Joaquim Rimoli | AutoMotori 2019




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