AutoMotori
Taycan, o Porsche 100% elétrico
Porsche apresenta seu primeiro carro esportivo totalmente elétrico conectando a marca com o futuro.

O sedã esportivo de quatro portas é um produto inédito, oferecendo o típico desempenho e conectividade da Porsche com praticidade para o uso diário. Ao mesmo tempo, os métodos de produção e os componentes altamente avançados do Taycan estabelecem novos parâmetros nos campos da sustentabilidade e da digitalização.
Os primeiros modelos da nova série são o Taycan Turbo S e o Taycan Turbo. Eles representam a vanguarda da Porsche E-Performance e estão entre os modelos de produção mais potentes que a fabricante de carros esportivos oferece atualmente em sua linha de produtos.
Versões menos potentes desses veículos com tração nas quatro rodas virão a seguir, ainda este ano. O primeiro derivado a ser acrescentado à gama será o Taycan Cross Turismo, no final do ano que vem. Até 2022, a Porsche terá investido mais de seis bilhões de euros em eletromobilidade.
O desempenho encontra a eficiência
Versões menos potentes dos modelos elétricos, com tração nas quatro rodas, virão ainda este ano.
A versão de topo do Taycan, o Turbo S, pode gerar até 761 cavalos de potência, com overboost, e em combinação com o sistema Launch Control. Já o Taycan Turbo rende até 680 cavalos. Os números impressionam! O Taycan Turbo S acelera de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos, enquanto o Taycan Turbo chega à mesma velocidade em 3,2 segundos.
O Turbo S tem uma autonomia de até 412 quilômetros e o Turbo pode rodar até 450 quilômetros com uma carga da bateria. A velocidade máxima de ambos os modelos, dotados de tração nas quatro rodas, é 260 km/h.
Carga rápida
O Taycan é o primeiro veículo de produção com um sistema com 800 volts, em lugar dos costumeiros 400 volts dos carros elétricos. Esta é uma vantagem especial para os condutores do Taycan na estrada: em pouco mais de cinco minutos, a bateria pode ser recarregada usando corrente contínua (CC) provida por uma rede de carga de alta potência, para obtenção de uma autonomia de até 100 quilômetros (norma WLTP).

Em condições ideais, o tempo de recarga para atingir 80 por cento de estado de carga (SoC) é 22,5 minutos e a potência máxima de carga (pico) é de 270 kW. A capacidade total da Performance Battery Plus é de 93,4 kWh. Os usuários do Taycan podem recarregar seus carros confortavelmente em casa com até 11 kW de corrente alternada (CA).
Em condições ideais, ele precisa de apenas 22,5 minutos para atingir 80 por cento da carga.
Elétrico salgado...
O Porsche Taycan Turbo S e o Porsche Taycan Turbo já estão disponíveis para encomendas e custam respectivamente R$ 839.600 (185.456 euros) e R$ 688.750 (152.136 euros) na Alemanha, incluindo equipamento específico para o país e VAT (imposto sobre valor agregado).
No Brasil o modelo está previsto para ser lançado em 2020 e deve chegar próximo da barreira dos R$ 2 milhões.


©2019 Joaquim Rimoli | AutoMotori, com informações da Porsche