top of page

Tera marca a estreia da VW no segmento dos SUVs de entrada

O novo SUV compacto da Volks chega para disputar mercado com o Renault Kardian e Fiat Pulse.

6dbc4e89-398f-4e5d-9e41-8e4d94e6ebcc.jpeg
AutoMotori

Quinto produto da ofensiva de 17 carros novos até 2028, o SUVW 100% brasileiro, o Tera chega para atuar em um segmento inédito para a Volkswagen do Brasil, a dos SUVs compactos. O novo VW chega para disputar mercado com o Renault Kardian e Fiat Pulse.

Desenvolvido no Brasil, desenhado pelo time de design, liderado por José Carlos Pavone, o modelo fabricado em Taubaté (SP) já estreia com uma força global e será comercializado em 20 países, em dois continentes. Um carro brasileiro que vai expandir as fronteiras dos projetos desenvolvidos pela Volkswagen do Brasil.

São quatro versões disponíveis para o Tera: MPI, TSI, Comfort e High. Uma quinta versão de lançamento é a High Outfit The Town Edition, que traz um pacote exclusivo de acabamento. Além disso, a linha conta com duas opções de motorização (MPI e 170 TSI) e duas transmissões (manual ou automática de seis marchas).

Segurança Avançada

O Tera traz como destaque a segurança de seu projeto. Todas as versões são equipadas com seis airbags (dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e dois de cortina), frenagem autônoma de emergência (AEB) com proteção de pedestres, controle eletrônico de estabilidade (ESC) e tração (ASR), bloqueio eletrônico de diferencial (EDS), sistema de detecção de fadiga do motorista e sistema de controle de perda de pressão dos pneus. Para as versões Comfort e High, o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) também é item de série.

O pacote ADAS entrega ainda mais recursos de segurança na versão High, com o assistente ativo de mudança de faixa (Lane Assist), câmera multifuncional e detector de ponto cego com assistente de saída de vaga. Para garantir a melhor visibilidade aos motoristas, o Tera tem faróis em full LED em todas as versões, além de lanternas traseiras também em LED, com efeito click-clack.

43d6e863-1cfd-415e-b01d-373427f95b3a.jpeg

Motorizações Consagradas

Desenvolvido para entregar desempenho e eficiência, o Novo Tera chega com duas motorizações: 1.0 MPI de 84 cv e a 1.0 170 TSI, de 116 cv. A versão MPI será sempre equipada com o câmbio manual de cinco marchas, transmissão que também estará presente na versão TSI. As configurações Comfort e High contam com a transmissão automática de seis marchas.

Com esses dois motores consagrados, o Tera consegue diversificar o acesso a um público maior, democratizando, de fato, o acesso ao segmento dos SUVs. Sem contar que ambos os propulsores conseguem entregar um baixo nível de consumo, sendo o modelo mais econômico da categoria.

Completo em todas as versões

O Tera conta com uma ampla lista de série. Além dos equipamentos de segurança e conectividade, o modelo tem direção elétrica com ajuste de altura e profundidade em todas as configurações, assim como ar-condicionado, piloto automático, banco do motorista com ajuste milimétrico de altura, computador de bordo, painel de instrumentos digital, sensores de estacionamento traseiro e portas USB na dianteira, com duas saídas, e o assistente de partida em rampas (HHC – Hill Hold Control).

Nas versões Comfort e High, o Novo Tera adiciona o sistema Kessy de acesso ao veículo sem uso de chave e partida do motor por botão e volante multifuncional com revestimento em material premium. De série na versão High, o painel de instrumentos digital é de 10,25 polegadas, além do conhecido ar-condicionado Climatronic Touch aliado ao carregador de celular por indução.

Easter Eggs

A moda de esconder elementos em várias partes do carro não é novidade. São os chamados Easter Eggs. Modelos como o Honda Civic e o Jeep Renegade, por exemplo, trazem pequenas surpresas como um mimo para seus clientes. No Civic, por exemplo, escondido no verso do tapetinho de borracha dentro do porta-trecos está uma ilustração em relevo que lembra o DNA da marca nas provas esportivas. No Renegade, a gente encontra em vários detalhes escondidos uma homenagem ao Jeep de 1941. A Volkswagen resolveu embarcar nessa brincadeira e traz alguns Easter Eggs espalhados pelo carro. No vidro traseiro, próximo ao limpador do para-brisa, um desenho mostra ícones da marca no Brasil: Fusca, Gol e Tera em fila. Espalhados pelo interior do carro estão algumas escritas e outras figurinhas como “Trip mode on” no porta-malas.

8c969076-f0f1-4578-94de-b46415ff7f2c.jpeg

Completo em todas as versões

O Tera conta com uma ampla lista de série. Além dos equipamentos de segurança e conectividade, o modelo tem direção elétrica com ajuste de altura e profundidade em todas as configurações, assim como ar-condicionado, piloto automático, banco do motorista com ajuste milimétrico de altura, computador de bordo, painel de instrumentos digital, sensores de estacionamento traseiro e portas USB na dianteira, com duas saídas, e o assistente de partida em rampas (HHC – Hill Hold Control).

Nas versões Comfort e High, o Novo Tera adiciona o sistema Kessy de acesso ao veículo sem uso de chave e partida do motor por botão e volante multifuncional com revestimento em material premium. De série na versão High, o painel de instrumentos digital é de 10,25 polegadas, além do conhecido ar-condicionado Climatronic Touch aliado ao carregador de celular por indução.

Easter Eggs

A moda de esconder elementos em várias partes do carro não é novidade. São os chamados Easter Eggs. Modelos como o Honda Civic e o Jeep Renegade, por exemplo, trazem pequenas surpresas como um mimo para seus clientes. No Civic, por exemplo, escondido no verso do tapetinho de borracha dentro do porta-trecos está uma ilustração em relevo que lembra o DNA da marca nas provas esportivas. No Renegade, a gente encontra em vários detalhes escondidos uma homenagem ao Jeep de 1941. A Volkswagen resolveu embarcar nessa brincadeira e traz alguns Easter Eggs espalhados pelo carro. No vidro traseiro, próximo ao limpador do para-brisa, um desenho mostra ícones da marca no Brasil: Fusca, Gol e Tera em fila. Espalhados pelo interior do carro estão algumas escritas e outras figurinhas como “Trip mode on” no porta-malas.

2dd8e17a-9a6b-4161-9150-015a72c2309f_low.jpeg

Diferenciais entre as versões

MPI

A versão de entrada tem acabamento mais simples, motor aspirado e câmbio manual de cinco marchas. Apesar disso, já vem equipada com seis airbags de série.. O modelo conta com frenagem autônoma de emergência, retrovisores elétricos, faróis e lanternas de LED, painel digital de 8 polegadas, piloto automático com limitador de velocidade, sensores de estacionamento traseiros, vidros elétricos nas quatro portas e central multimídia Volks Play. As rodas são de aço de 15 polegadas com calotas.

TSI

A versão TSI, traz rodas de aço de 16 polegadas, volante multifuncional e detalhes em tecido no painel. O motor é turbo, com 116 cv. Como opcional, há o pacote VW Play Connect, central multimídia com conexão à internet, por R$ 1.590. Também é possível optar por rodas de liga leve de 16 polegadas por R$ 1.720.

Comfort

A versão Comfort, também com motor TSI, vem equipada com rodas de 16 polegadas com acabamento diamantado e câmbio automático com borboletas atrás do volante para trocas de marcha. Nessa configuração, o Tera já inclui a central Volks Play Connect com acesso à internet.

High

A versão High acrescenta rodas de liga leve com 17 polegadas, iluminação ambiente no painel, ar-condicionado digital automático, painel de instrumentos de 10,25 polegadas, acabamento em black piano, bancos com revestimento em couro sintético, câmera de ré e carregador por indução para celular. O pacote opcional ADAS, com recursos avançados de assistência à condução, está disponível a partir desta versão e custa R$ 2.829.

High com pacote Outfit The Town Edition

Para a versão de lançamento, o Tera recebe rodas de 17 polegadas com acabamento escurecido, bancos com revestimento de couro sintético em tom degradê, teto e retrovisores externos pintados na cor Preto Ninja, além dos badges exclusivos do The Town na coluna C do veículo.

Confira os preços de todos os modelos do novo VW Tera:

MPI: R$ 99.990

TSI: R$ 116.990

Comfort: R$ 126.990

High: R$ 139.990

High com pacote Outfit The Town Edition: R$ 142.290.

©AutoMotori 2025 | Joaquim Rimoli, com informações da VW do Brasil

bottom of page